Viveiro Ambiental utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.

Entenda alguns cuidados com as mudas de abacate de enxerto

COMPARTILHE

Existe uma grande variedade de mudas de abacate. A árvore pode chegar a 20 metros de altura. Com tronco reto, chegando a atingir 1 metro de diâmetro, a espécie consegue permanecer viva por cerca de 30 anos.

As mudas de abacates de enxerto conseguem iniciar a produção de frutos com 3 ou 4 anos, podendo produzir cerca de 200 a 800 frutos por ano.

Plantando uma muda de abacate de enxerto

1- Suas mudas devem ser de qualidade

2- Plante as sementes do porta-enxerto em sacos plásticos de 20cm de diâmetro por 40cm de altura. Coloque em um substrato de terra argilosa e uma de esterco a 5 sentimetros de profundidade. Mantenha as plantas em ambiente arejado e com sobreamento moderado, mas deixe uma parte com luz.

3- Quando o caule do porta enxerto estiver com um centímetro de espessura e altura de 10 a 15 centímetros do solo, faça a enxertida com os ramos de matrizes. Rasgue o porta-enxerto, una o ramo da planta matriz cortando o bisel. Cubra com plastico para nao perder a umidade até começar a brotação que acontece com 30 a 40 dias.

4- Deve ser feito um "transplante" no início da estação chuvosa, assim que a muda atingir de 40 a 50 centímetros de altura, o que leva entre 10 e 18 meses após a semeadura. Para cultivares de copa frondosa, recomenda-se espaçamento de 10 m x 10 m, enquanto para plantas que possuem copa menos vigorosa, ou que se pretende podar regularmente, de 6 m x 7 m.

Cuidados Extras:

  • O ambiente de plantio deve ter um solo permeável, profundo e adubado. Deve ser um local arejado e com proteção contra rajada de vento e geadas.
  • Realize podas de limpeza da copa para aumentar o arejamento e evite irrigação em excesso.
  • A irrigação é importante especialmente em períodos de elevadas temperaturas. Deve-se irrigar uma vez por semana. No inverno, pode ser suspensa por dois meses.

DICA: Quando algumas frutas começarem a cair, está na hora da colheita. No entanto, a colheita só ocorre a partir do terceiro ano de cultivo e dura de dois a três meses.

Busca
Categorias
Notícias