Viveiro Ambiental utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.

Entenda as novas regras para embalagens de frutas e hortaliças

COMPARTILHE

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) comemorou a aprovação de um projeto de lei que prevê novas regras para embalagens de frutas e hortaliças in natura. A iniciativa do novo projeto de lei surgiu a partir de estudos realizados pela EMBRAPA com a intenção de contribuir para a redução dos índices de perdas de frutas e hortaliças causados, principalmente, por armazenamento inadequado de embalagens que não protegem os alimentos.

As novas regras para embalagens de frutas e hortaliças preveem a padronização de embalagens e a reutilização de materiais descaráveis, buscando transportar produtos com maior segurança e garantindo o bom estado das frutas e hortaliças. A reutilização de materiais de transporte, como caixas de madeira, será proibida e as embalagens retornáveis necessitam passar por um processo de higienização a cada reuso até o descarte final.

Novas regras para embalagens de frutas e hortaliças

O desenvolvimento de novas tecnologias auxiliou no projeto de embalagens com aspectos inovadores, produzindo materiais com flexibilidade e resistência para suportar o peso dos alimentos. Além disso, as novas medidas buscam promover a utilização de resíduos da agricultura para substituir derivados do petróleo, resultando em menos poluentes e lixo.

A padronização das novas embalagens de frutas e hotaliças foi realizada graças à ação em conjunto com o governo e os setores produtores, que sugesriram diversas melhorias. O projeto de lei está sofrendo modificações desde 2014, com o auxílio da EMBRAPA no desenvolvimento de pesquisas com objetivo de comercializar frutas e hortaliças com maior qualidade, evitando os desperdícios ocasionados pelo armazenamento e transporte.

O projeto de lei que prevê novas regras para embalagens de frutas e hotaliças também define penalidades para aqueles que não se adequarem às regras. Entre as punições estão a suspensão da comercialização dos produtos e a apreensão das embalagens. 

A Plante Roots leva até você uma grande variedade de mudas frutíferas. Para saber mais e pedir seu orçamento, entre em contato pelo telefone (62) 3598-0878 ou pelo site.

Busca
Categorias
Notícias