Viveiro Ambiental utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.

Estudo analisa colheita e transporte de madeira para geração de energia

COMPARTILHE

A pesquisa foi realizada na Finlândia, mas se aplica às características da produção energética no Brasil

Foi publicado recentemente no site da Promobio, um artigo sobre a colheita e o transporte de madeira de pequeno diâmetro (Harvesting and Transport of Small-Diameter Wood) destinada para a geração de energia. A pesquisa foi realizada na Finlândia, mas se aplica às características da produção energética no Brasil, afinal a madeira utilizada aqui tem características semelhantes, quando o aspecto levado em consideração é o diâmetro da madeira.

Ao comparar os sistemas de registro mais comuns que são usados em desbastes pré-comerciais na Finlândia - o manual, o mecanizado de árvores inteiras e o baldeio por Forwarder; e a colheita peloHarwarder - o sistema com duas máquinas foi apresentado com maior custo competitivo, graças ao corte eficiente e, principalmente, devido ao trabalho desempenhado pelo Forwarder.. Na colheita manual, os custos de corte e agrupamento estavam no mesmo nível que no sistema mecanizado, enquanto o processo de retirada da madeira até a estrada do talhão representou quase o dobro do custo.

Utilizando o Sistema com o Harwarder, o custo de colheita encontrando foi mais alto, porém houve maiores volumes e custos de remoção do que o processo manual. Para tornar

Busca
Categorias
Notícias