Viveiro Ambiental utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.

No Dia da Árvore, valorize a importância de plantas nativas

COMPARTILHE

O Dia da Árvore é Comemorado no Brasil no dia 21 de setembro e tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a preservação de nossas árvores e florestas.

Essa data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância das árvores para o meio ambiente e para a nossa vida. O Dia da Árvore pretende ainda combater a exploração ilegal de árvores presentes em todos os lugares a fim de criar na população a cultura de preservação ambiental. Além dessas medidas, faz parte dos planos desse dia o desenvolvimento de projetos para plantio de mudas de árvore.

Confira abaixo informações sobre a importância do Dia da Árvore e como você pode participar das ações de preservação.

 

Vantagens do plantio de árvores

O plantio de árvores nativas e exóticas é cada vez mais importante para a manutenção da vida e do meio ambiente, afinal cada uma das espécies garante vantagens essenciais para o bem-estar.

As plantas nativas são responsáveis pela manutenção do ecossistema, pois garante o bom funcionamento das florestas, a sobrevivência e conforto da fauna local, a qualidade do solo, da água e de vários outros aspectos.

Já as mudas exóticas são responsáveis por diminuir a pressão em florestas nativas. Isso se explica porque grande parte dos produtos que usamos têm algum material relacionado à madeira, como a produção de papel, por exemplo, que é feita a partir de florestas exóticas. Outros exemplos são móveis, postes e mourões que utilizam madeiras exóticas. Porém, para que uma floresta exótica cumpra o seu papel de redução da pressão em áreas nativas, é necessário plantar nos locais corretos e recomendados, seguindo o código florestal existente e até mesmo orientações de um técnico da área. Para saber mais, consulte nossos técnicos.

É extremamente importante, especialmente no Dia da Árvore, repensarmos como estamos agindo com nossas florestas nativas, se estamos fazendo a nossa parte e se estamos trabalhando na conscientização das pessoas ao nosso redor.     

 

Recuperação de áreas degradadas

Quando uma vegetação é, por algum motivo, degradada, removida ou expulsa, assim como a camada de solo fértil é perdida, removida ou coberta, essa área está sofrendo uma degradação.

A recuperação de uma área degradada tem como objetivo a obtenção de um meio ambiente mais estável. Quando está devidamente recuperada, essa área contém recursos bióticos e abióticos para continuar seu desenvolvimento sem qualquer tipo de auxílio.

A recuperação de áreas degradadas está prevista pela Constituição Federal, que afirma que ?Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com a solução técnica exigida pelo órgão competente, na forma da Lei.?

Diante dessa necessidade de preservação, foi desenvolvido o Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD), que considera aspectos ambientais, estéticos e sociais, permitindo minimizar o impacto ambiental causado por determinada atividade.

A Plante Roots trabalha com o plantio de madeira para reflorestamento e setor agroflorestal, área que está se tornando cada vez mais rentável, além de oferecer uma grande variedade de mudas nativas. Acesse o nosso site, conheça nossos produtos e serviços e faça o seu orçamento.

Busca
Categorias
Notícias