Viveiro Ambiental utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.

Período das águas: Como lidar com o excesso de água das chuvas

COMPARTILHE

O período das águas é o momento mais esperado por aqueles que possuam o cultivo de determinados tipos de cultura, podendo variar para cada região do país. Mas, por incrível que pareça, de modo geral, as plantas costumam suportar melhor a falta de água do que o seu excesso. Continue lendo nosso artigo para saber como lidar com o excesso de água das chuvas.

Danos do excesso de água da chuva

É normal nos preocuparmos quando a nossa cultura fica dias sem receber chuva, mas também é necessário estarmos alertas em casos de chuvas torrenciais e contínuas, porque esse período das águas pode ocasionar, entre outros danos, em:

  1. Retirada dos nutrientes do solo, provocando o empobrecimento do solo e reduzindo sua fertilidade;
  2. Lixiviação, quando o PH das plantas é modifica, causando acidez;
  3. Asfixia radicular, quando há uma grande quantidade de água, mas as plantas não conseguem drená-la completamente, apodrecendo essas raízes;
  4. Proliferação de fungos por conta da presença de umidade no solo, tornando esse ambiente susceptível para o aparecimento de algumas doenças como míldio e oídio.

O que fazer?

Uma dica importante que damos aqui para lidar com esse excesso de chuva no período das águas é já pensar a médio prazo e se preparar para o período da seca, armazenando parte dessa água.

Uma solução para cuidar da sua cultura no período das águas é cultivá-la e planeá-la com canais de drenagem em pontos menos elevados do terreno, de modo que esse excesso flua até ali e seja drenada com facilidade.

Procure também utilizar plásticos biodegradáveis, ou algum material ecológico, para cobrir determinadas partes da sua cultura que sejam mais frágeis, oferecendo proteção para ela.

E quando a chuva passar?

Não é porque a chuva parou que podemos nos despreocupar, pelo contrário. Essa utilização dos plásticos biodegradáveis pode criar um efeito estufa e preservar a umidade do solo, mas para evitar a proliferação de fungos, lembre-se de retirar esse plástico quando o sol aparecer para que esse excesso do período das águas evapore.

Se parte da sua cultura normalmente necessita de regas periódicas, procure evita-las nesse período pós-chuvas intensas e observe manualmente o solo e as plantas, pois caso elas estejam amareladas ou com algum aspecto fora da normalidade, pode ser necessário realizar uma poda de contenção ou reforço na adubação.

Aqui na Plante Roots Viveiro Ambiental você encontra produtos e serviços para aproveitar o período das águas. Entre em contato conosco e solicite um orçamento para cuidarmos da sua área verde como ela merece.

Busca
Categorias
Notícias