Viveiro Ambiental utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.

Solução competitiva faz Eldorado Brasil dobrar capacidade de transporte de mudas

COMPARTILHE

Substituição de caixas por bandejas de produção permite transporte de até 150 mil mudas simultaneamente

Sempre em busca de soluções competitivas e sustentáveis, a Eldorado Brasil (www.eldoradobrasil.com.br) criou um sistema simples e eficiente de transporte de mudas para o Viveiro Florestal. Para levar as mudas de eucalipto da estufa para as frentes de plantio, as caixas tradicionalmente utilizadas pelas indústrias de celulose foram substituídas por módulos de prateleiras.

?Em fevereiro de 2012 iniciamos estudos para otimizar o deslocamento das mudas dentro do viveiro. Depois de alguns testes, identificamos os módulos de prateleiras como um método eficaz para aumentar o número de mudas transportadas, diminuindo as viagens de caminhão, o que além de contribuir com menores custos também reduz os deslocamentos e, por consequência, emissões de gás carbônico?, explica o diretor Florestal da Eldorado Brasil, Germano Vieira.

Criado pelo departamento de Desenvolvimento Operacional e Projetos Florestais da Eldorado, após avaliações de viabilidades técnicas, operacionais e econômicas, o sistema de módulos de prateleiras praticamente dobrou o número de mudas transportadas. ?Enquanto o sistema tradicional permite o transporte de 80 mil mudas por viagem, a opção por módulos de prateleiras leva até 150 mil mudas em um único deslocamento?, comenta o diretor.

A empresa que fechou 2013 com 160 mil hectares de florestas de eucalipto plantadas e tem meta de plantar mais 50 mil hectares em 2014, transporta diariamente cerca de 450 mil mudas. ?Além de otimizar o deslocamento, reduzindo custo, a nova solução ainda diminui drasticamente os danos físicos da mudas, que, por vezes, precisavam ser descartadas?, completa. Para o diretor, o novo sistema atrelado à contratação de funcionários próprios para a operação vai melhorar a eficiência do sistema em praticamente 100%. ?O novo modelo permitirá redução no descarte de mudas por danos sofridos no transporte, aumentará o envio de mudas para o campo e possibilitará a deposição das mudas em viveiro de espera, certamente dobrando a eficiência do processo?, comemora.

Para iniciar a operação dentro do novo sistema em junho deste ano, as equipes de carga e descarga e de motoristas passaram por treinamento e já estão completamente adaptadas. ?Estamos sempre em busca de soluções simples, mas que garantam mais eficiência aos negócios. Nossos colaboradores participam destes processos de mudança e já estão totalmente adaptados ao novo sistema. Em pouco mais de um mês de operação podemos medir resultados bastante positivos?, conclui.

Sobre Eldorado Brasil
A Eldorado Brasil é uma empresa brasileira com alcance global, que produz celulose a partir de florestas certificadas de eucalipto ? fonte 100% renovável ?, com garantia de práticas sustentáveis, competitividade, alta tecnologia, inovação de processos, valorização de pessoas e foco no cliente interno e externo. Instalada em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, tem logística integrada e rede de distribuição estrategicamente localizada nos principais mercados consumidores mundiais.

Fonte MF Rural

Busca
Categorias
Notícias