Plante Roots

Recuperação e conservação de nascentes

Valorize a parte mais importante da propriedade.

Conheça o serviço de recuperação e manutenção de nascentes da Plante Roots e aproveite a nossa variedade de mudas nativas destinadas à essas áreas.

Faça um orçamento com a Plante Roots

Nome *E-mail *Celular *
Estado *
Cidade *
Mensagem *
* itens obrigatórios

A redução da vazão de água das nascentes ocorre durante o período das secas, podendo até mesmo chegar ao esgotamento total.

Um fator que influencia isso é a localização das encostas da área de drenagem e topos dos morros, quando esses não possuem florestas.

O que causa degradação das nascentes?

1

Corte intensivo das florestas nativas

2

Queimadas

3

Pastoreio intensivo

4

Construção de estradas sem planejamento prévio

5

Loteamento
inapropriado

6

Reflorestamento executado incorretamente


Saiba como é feito o processo
de recuperação de nascentes

Identificação da nascente

É preciso conhecer a nascente, identificar o tipo e seu estado de conservação em função da cobertura nativa em seu entorno

Reflorestamento

Caso não ocorra regeneração natural, a área próxima à nascente deve ser reflorestada com a implantação de espécies nativas onde originalmente existia esse tipo de vegetação. Para isso, a Plante Roots possui mais de 180 variedades de mudas nativas.

Cerca

A proteção da área por meio do isolamento com cerca é feita quando há necessidade de impedir danos causados por animais de grande porte, homens ou veículos.

Limpeza da área

O roçado deve ser feito com cuidado para manter a nascente limpa, livre de folhas, raízes, plantas invasoras e da terra que desliza de encostas e barrancos, garantindo a saúde da nascente e assegurando que nada bloqueie o caminho da água.

Plano de recuperação de áreas degradadas (PRAD)

A Plante Roots planeja e executa medidas para recuperação de áreas degradadas, criando condições para estabelecer um novo equilíbrio e um solo apto para uso futuro.

Técnicas vegetativas utilizadas na conservação de nascentes

Proteção contra agentes externos

Essa proteção evita que agentes externos de qualquer natureza venham a romper o equilíbrio vigente, que terá a diminuição da quantidade e qualidade da água como consequência.

Melhoria no aumento de infiltração de água no solo

Técnicas como rodízio, adubação e substituição de espécies forrageiras melhoram o estado vegetativo das pastagens, o que faz com que a infiltração de água no solo aumente.

Renques de vegetação permanente

Feitos em nível, eles irão servir de barreiras para a movimentação da água pela encosta, de modo a facilitar a infiltração, com a utilização de espécies não-invasivas.

Aumento da infiltração/diminuição da evapotranspiração

A interferência do homem é requisitada quando as nascentes apresentam vazões irregulares, sendo em escala diária, mensal ou anual, de forma que essas medidas auxiliarão a conservação e aumento da produção de água.

Proteção do solo

Voltado para cultivos agrícolas, é feito manutenção de vegetação de cobertura entre fileiras da plantação, plantios em faixas intercaladas, entre outros com foco no aumento da infiltração.

Espécies favoráveis à menor evapotranspiração

São escolhidas espécies, espaçamentos e sistemas de manejo que irão favorecer o abastecimento do lençol freático que alimenta a nascente, de forma que ocorra a menor perda possível por evapotranspiração.

Recuperação e manutenção
de nascentes é com a Plante Roots