Mídias

sexta, 15 de janeiro de 2016

Planejamento Florestal Para Eucalipto

O número de investidores em eucalipto vem crescendo bastante nos últimos anos. Esse neio de investimento pode ser uma forma de mudar a maneira como se ganha dinheiro.
Para uma propriedade rural, plantar eucaliptos , assim como qualquer outro tipo de cultura, é um benefício muito grande, porém, requer muitos cuidados e claro, um planejamento.
É com o planejamento que você percebe a realidade do ambiente, você avalia todos os caminhos e possibilidades, avalia os processos, contrói um referencial para o futuro e ainda estrutura maneiras de alcançá-lo.

Dentro do que se pensa para planejamento, primeiramente é importante ter a definição da área certa para realizar o empreendimento florestal. Para esse primeiro passo precisamos verificar alguns fatores, como os custos, oportunidade da terra, empresas regionais, o mercado de madeira, disponibilidade de insumos e claro a mão de obra.

Posteriormente, vamos levantar tudo sobre logística (transporte da madeira, centros consumidores, vias de acesso e outros). Não se pode esquecer também das dificuldades de exploração, valores de madeira e outros.

Clima e solo são fatores importantíssimos. Precipitação (quantidade e distribuição das chuvas) são fatores que não podem passar despercebido. A quantidade e distribuição das chuvas pode ser limitante dependendo da situação. Existem espécies mais tolerantes, devendo ser observado à época do planejamento do sistema de produção.

Temperatura e espécies: As regiões mais frias limitam algumas espécies de eucalipto (produtividade), devendo ser utilizadas espécies mais adaptadas.

Solos e espécies e espaçamento: Existe uma relação direta entre adensamento ou abertura de espaçamento do plantio (produtividade) conforme o tipo de solo e regime hídrico da região, sendo que em solos mais arenosos e com deficiência hídrica e/ou déficit hídrico durante alguns meses do ano, são utilizados menor quantidade de indivíduos por hectare de plantio, para isso ocorrendo uma abertura do espaçamento.

Quando ao contrario, solos com mais presença de argila e regime hídrico bem distribuído, utiliza-se uma maior quantidade de indivíduos por hectare, ocorrendo um adensamento do espaçamento de plantio.

Para maiores informações sobre planjemento florestal, entre em contato conosco. Nossa equipe está pronta para atendê-lo.

 

Fonte de pesquisa: beefpoint