Viveiro Ambiental utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.

Como escolher as plantas para um projeto de paisagismo?

COMPARTILHE

Quer realizar um projeto de paisagismo e já se perdeu em meio a tantas fotos salvas como referência? Calma. Antes de dar inicio ao seu projeto, você precisa se atentar para as plantas que irão compô-lo.

Escolher essas plantas de forma errada pode comprometer a estética das mesmas, estrutura do imóvel, a limpeza do ambiente, e até causar um impacto ambiental devido ao surgimento de pragas.  

Alguns fatores que influenciam na escolha das plantas

O seu gosto pessoal não é o único fator que interfere na escolha das plantas de um projeto de paisagismo. Existem muitos outros que devem ser levados em consideração antes do plantio.

Biomas

O primeiro aspecto a se observar é o bioma da região de onde o projeto de paisagismo será realizado. De nada adianta cultivar o plantio de uma planta que você acha bonita, se as condições do local não são favoráveis ao seu crescimento.

Sol

O sol é um fator chave no desenvolvimento de qualquer planta, mas tome cuidado. Como um projeto de paisagismo costuma envolver diversos tipos de plantas, é preciso se atentar às necessidades individuais de cada uma. Procure não misturar plantas que exigem muita iluminação solar e aquelas que isso seja prejudicial, senão nenhuma das duas terá um bom desenvolvimento.

Ventos

Sabia que até a velocidade dos ventos influencia em um projeto de paisagismo? Isso porque algumas plantas são mais resistentes que outras. Procure saber como o vento se comporta onde esse projeto será implantado, e proteja seu jardim desses efeitos prejudiciais.

Raízes

O crescimento das raízes das plantas escolhidas para o seu projeto de paisagismo é um fator de extrema importância, porque não ter o devido conhecimento sobre as mesmas pode comprometer a infraestrutura de uma casa, por exemplo. Já observou algumas irregularidades, ao lado de árvores, que existem nos asfaltos e calçadas de grandes cidades? Isso acontece por conta da falta de planejamento.

Regas

Assim como plantas possuem necessidades de iluminação solar específicas, o mesmo serve para as regas. Um projeto de paisagismo visa a seleção de espécies que possuam uma necessidade de regas equivalentes, para facilitar o trabalho de quem irá cuidar daquele jardim.

Conte com a Plante Roots para elaborar um projeto de paisagismo que atendem as necessidades do seu terreno. Entre em contato conosco e solicite um orçamento.

 

Busca
Categorias
Notícias