Conheça os benefícios de adotar práticas conscientes e sustentáveis
No dia 22 de abril é comemorado o Dia Internacional do Planeta Terra, data criada pelo senador americano Gaylord Nelson em 1970, quando ele convocou o primeiro protesto contra a poluição. O objetivo da data é promover a consciência comum sobre os problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais, além de criar novos meios para adotar práticas conscientes e sustentáveis.
Devido a essa e outras lutas pela preservação, as pessoas foram adquirindo a consciência de responsabilidade social, que prega a adoção de práticas, ações e iniciativas em benefício da sociedade e do ambiente. O objetivo é a melhoria da qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento do ser humano, através de ações preventivas, educativas, culturais, artísticas, esportivas e assistenciais.
Diante dessa nova postura, muitas empresas têm projetado seu desenvolvimento de forma sustentável e integrada com práticas de governança corporativa, criando uma estratégia de desenvolvimento econômico que esteja em harmonia com as questões sociais e utilizando os recursos disponíveis no meio ambiente de forma consciente.
Apesar da necessidade de aplicar a consciência ambiental nos negócios, muitos proprietários rurais ainda não reconhecem a possibilidade de ajudar o meio ambiente e alcançar mais lucro. Porém, para alcançar um balanço entre economia, sociedade e ambiente, muitos têm investido na agricultura de baixo carbono para produzir alimentos, fibras e energia, mostrando que é possível obter lucro com pouco impacto ambiental.
DICAS DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS
- Integração lavoura, pecuária e floresta
O sistema combina o cultivo de espécies arbóreas comerciais, grãos, forrageiras, a criação de animais em uma mesma área e o uso sustentável dos solos, produzindo a máxima produção de alimentos, fibras e energia por unidade de área. Entre as vantagens dessa tecnologia pode-se citar:
* Recuperação de pastagens degradadas
* Maior infiltração de água das chuvas no solo
* Diversificação de atividades na propriedade
* Melhoria de renda do produtor
* Redução da emissão de gases de efeito estufa
- Plantio direto
Este método de manejo deixa a palha e os restos vegetais na superfície do solo. A terra é revolvida apenas no sulco no qual são depositados sementes e fertilizantes e as plantas infestantes são controladas por herbicidas.
- Descarte de embalagens
Para a correta destinação das embalagens vazias dos agrotóxicos o agricultor deve lavar, inutilizar as embalagens e entregar a uma unidade de recebimento indicada pelo revendedor na nota fiscal. Depois disso, as indústrias devem retirar as embalagens nas unidades de recebimento e fazer incineração ou reciclagem.
- Recuperação de pastagens
A degradação de pastagens ocorre devido à perda de vigor e produtividade forrageira e afeta a produção e o desempenho animal. Para garantir a produtividade e a viabilidade econômica da pecuária, a degradação precisa ser revertida através de calcário, fertilizantes, máquinas agrícolas e implementos.
- Rastreabilidade
O rastreamento do gado é uma ferramenta de segurança alimentar, que permite identificar a origem da carne e os processos utilizados em sua elaboração, o que reduz os riscos à saúde pública ao localizar geograficamente zoonoses e oferece segurança sanitária aos rebanhos pecuários.
- Manejo da água
A irrigação permite reduzir a dependência das chuvas e ofertar produtos no mercado em épocas de melhores preços. Porém, é preciso estar atento à real necessidade de cada cultura para que as vantagens se concretizem. Além disso, os avanços tecnológicos e as revisões constantes no modo de conduzir as lavouras têm sido essenciais para maximizar a produção e minimizar a utilização de água.
- Bioenergia
A cana é a matéria-prima do etanol e a geração dessa energia limpa, renovável e segura se destina a abastecer a própria usina e o excedente costuma ser vendido para o sistema elétrico nacional por meio de leilões do governo.
- Manejo integrado de pragas
O manejo integrado de pragas consiste em reduzir o uso de agrotóxicos e evitar prejuízos econômicos para as lavouras através do controle feito por meio de insetos, uso de feromônios, retirada e queima da parte do vegetal afetada, adubação equilibrada, poda e raleio etc.
- Fixação biológica de nitrogênio
A fixação biológica de nitrogênio substitui o emprego dos fertilizantes minerais e podem ser aplicadas na forma de inoculantes que aumentam a produtividade no campo, fortalecendo os vegetais contra pragas e doenças.
Acompanhe nosso blog e conte com a Plante Roots Reflorestadora para consultoria técnica especializada e desenvolvimento de estudos de impactos ambientais na sua propriedade rural. Entre em contato pelo site ou pelos números 3598-0878 e 8266-1785.