Viveiro Ambiental utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.

Curiosidades sobre o Eucalipto

COMPARTILHE

O eucalipto consome muita água?

Na verdade, o consumo de água pelo eucalipto é idêntico a outras espécies florestais.

Todavia, a elevada adaptação bioclimática do eucalipto, faz com que na presença de água, em abundância, este produza mais madeira por unidade de tempo, resultando num maior consumo de água.

O eucalipto tem, por isso, a capacidade de crescer racionalizando a disponibilidade de água, podendo também armazená-la para que possa ser utilizada em períodos de maior escassez.

O eucalipto e o aquecimento global

Estudos demonstram que, em Portugal, a árvore de eucalipto é a que retém maior quantidade de dióxido de carbono da atmosfera. Esta elevada capacidade de retenção está relacionada com o crescimento rápido desta árvore, pois o dióxido de carbono é transformado em oxigénio, através do processo fotossintético que ocorre ao nível das suas folhas.

O eucalipto tem ainda a capacidade de realizar a fotossíntese durante quase todo o ano.

A combinação destas características fundamenta, então, a vantagem na detenção de dióxido de carbono do eucalipto e a sua contribuição para o meio ambiente.

Busca
Categorias
Notícias