Viveiro Ambiental utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.

Dicas de economia para o empreendedor rural

COMPARTILHE

 

 

Em um momento marcado pela crise, é essencial que o empreendedor rural desenvolva formas de otimizar as atividades na sua propriedade e garanta o lucro. Pensando nisso, preparamos algumas dicas de economia com foco na capacitação em planejamento e administração de negócios rurais.

Confira abaixo dicas de economia que podem ajudar o empreendedor rural a superar a crise e garantir a sustentabilidade dos processos rurais:

 

  • ORÇAMENTO E CUSTOS

Quando se fala em dicas de economia é natural que a primeira ideia que vem à cabeça do empreendedor rural seja o aspecto financeiro. Nesse cenário, o conselho é que o empreendedor rural faça um orçamento abrangente e profundo, com todas as variáveis que podem impactar na produção, acompanhando a performance de cada detalhe.

 

  • PLANEJAMENTO

É essencial basear todas as atividades e ações em um planejamento bem estruturado. Para isso, a dica é considerar as possibilidades e montar uma estratégia com metas e indicadores claros.

Elabore um planejamento de longo prazo, de cinco a dez anos, e reveja anualmente o que deve ser mudado e o que ainda é válido para manter.

 

  • ATUALIZAÇÃO

O empreendedor rural deve, primeiramente, conhecer bem as características, capacidades e limitações de suas terras e o melhor produto para cultivar. Com isso, é possível analisar e determinar o melhor uso dos recursos disponíveis, além de estar atento às tendências, novas tecnologias e oportunidades de melhorias.

Outro aspecto importante é pensar na gestão de riscos, investindo em melhoria de produtividade e atualização da equipe.

 

  • MANTENHA UMA RESERVA DE SEGURANÇA

O produtor rural deve considerar algumas variáveis relevantes ao definir suas estratégias de cultivo. Entre elas, o clima merece atenção especial. Dessa forma, é necessário que o produtor possua planejamento de longo prazo, considere os riscos climáticos que estão cada vez mais presentes e tenha reservas para o caso de perdas nas safras futuras.

Os produtores também devem se manter atualizados e ficar atentos aos preços futuros, considerando que o mercado e os ganhos podem flutuar.

 

  • IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO

A irrigação por gotejamento é feita através da condução da água sob pressão até a raiz da planta por meio de tubos de polietileno, sem molhar o solo ou as folhas, reduzindo em até 40% os gastos com água.

A produtividade é outro aspecto que pode aumentar em até 200%, caso o processo seja aliado às técnicas de fertirrigação e nutrirrigaçao, que conduz os fertilizantes e nutrientes junto com a água.

 

  • MONITORAMENTO DE IRRIGAÇÃO

O mercado oferece muitas tecnologias que avaliam a frequência e eficiência em sistemas irrigatórios através de sensores do solo, permitindo que o empreendedor rural saiba se está utilizando água em excesso.

 

  • BARRAGENS

As barragens represam a água da chuva e depois a utiliza nas lavouras. Para desenvolver essa prática, o empreendedor rural deve providenciar os documentos de licença ambiental e outorga, cedidos por órgãos do governo mediante estudo que comprove que o uso da água não afetará a sustentabilidade dos rios.

 

  • CULTIVO MÍNIMO

Esta técnica consiste em mexer minimamente no solo, preservando parte da sua superfície com resíduos da cultura anterior ou dos cultivos de cobertura, com o objetivo de diminuir os riscos de erosão.

 

  • PLANTIO DIRETO

Essa prática preserva os resíduos da biomassa oriunda da cobertura implantada ou da cultura anterior sobre a sua superfície. Essa técnica também promove a redução no uso de combustíveis fósseis, da mão de obra de preparação e dos custos, além do aumento da produtividade.

 

  • PRESERVAÇÃO DA MATA CILIAR

A mata localizada no entorno de nascentes e junto às margens dos córregos e rios é protegida pela legislação e promove muitos benefícios ao meio ambiente e aos indivíduos por servir de fonte de alimento para a fauna silvestre, auxiliar na infiltração das águas das chuvas no solo, controlar a erosão e contribuir na manutenção dos mananciais de água.

 

Dicas e processos para o seu imóvel rural

Acompanhe nossas notícias e saiba como a Plante Roots ajuda o empreendedor rural. Se você quer mais dicas de economia para otimizar sua produção e ganhos, entre em contato com a Viveiro Ambiental e agende uma visita.

Busca
Categorias
Notícias