Fibria treina brigadistas para contenção de incêndios florestais

segunda, 21 de julho de 2014

O objetivo é que as ações sejam realizadas de forma segura e eficiente

Mais de 40 empregados da Fibria participaram do treinamento de Brigada de Incêndio Florestal com foco na administração da ação durante a contenção das queimadas.

Devido ao período de estiagem, em 2014, as florestas da Fibria, em Mato Grosso do Sul, registraram cerca de 30 ocorrências de incêndios e a atuação dos bombeiros civis é indispensável.

Segundo o técnico de segurança do trabalho, Odirlei Aparecido Furlan, periodicamente os brigadistas participam de simulados e capacitações sobre o combate a incêndios florestais e neste curso, o objetivo foi gestão da ação. “Ser ágil e conter as chamas é primordial, mas antes disso é necessário traçar a melhor maneira de realizar essa atividade de forma segura e eficiente”.

No mês de maio foi realizado um simulado de combate a incêndio e para auxiliar no monitoramento, a empresa possui torres de observação que são fixadas em locais estratégicos e facilitam a localização do foco.

Mesmo com os treinamentos e a presença constante de pessoas qualificadas, Furlan lembra que a conscientização é a melhor maneira de se evitar os incêndios. “É importante orientarmos as pessoas a não jogarem pontas de cigarro e lixo na estrada, pois isso pode ocasionar um incêndio e resultar em danos a saúde, a biodiversidade e ao ambiente”.

Participação da comunidade
A Fibria conta com o canal Fale com a Fibria, em que a comunidade em geral pode utilizar o serviço gratuito do 0800 642 8162, para informar sobre ocorrências de incêndios florestais entre outras informações.

Sobre a Fibria
Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria possui capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, com fábricas localizadas em Três Lagoas (MS), Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint venture com a Stora Enso. Em sociedade com a Cenibra, opera o único porto brasileiro especializado em embarque de celulose, Portocel (Aracruz, ES). Com uma operação integralmente baseada em plantios florestais renováveis localizados nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Bahia, a Fibria trabalha com uma base florestal total de 962 mil hectares, dos quais 346 mil hectares são destinados à conservação ambiental. Em outubro de 2012, a companhia firmou aliança estratégia com a empresa canadense Ensyn para investir no segmento de combustíveis renováveis a partir de madeira e biomassa.

Fonte MF Rural