Viveiro Ambiental utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.

Influência do outono no clima e nas plantações

COMPARTILHE

O Outono começa na próxima semana, entre os dias 20 e 21 de março, e ocorre após o verão e antes do inverno, sendo considerado um período de transição entre essas duas estações antagônicas. A influência do outono no clima e nas plantações é resultado da gradativa redução da luz solar diária ao longo de sua duração, com dias e noites com a mesma duração.

Como cada uma das estações, o outono tem seu impacto na agricultura tropical.  Esta estação passa a ser estratégica para as atividades de boas práticas agrícolas, pois é um período climático caracterizado pela diminuição das chuvas torrenciais, mudanças bruscas de temperatura, diminuição da umidade do ar, noites mais longas que os dias, além de mudanças na coloração das folhas das árvores.

Nesse período ocorre também a maioria das colheitas agrícolas de grãos, como a soja e o milho, e de frutas, como o caqui, a melancia e tangerinas, além da plantação de adubos verdes e culturas de inverno.

O outono é o período recomendado para iniciar o plantio direto, pois as chuvas brandas permitem realizar, se necessário, a calagem associada com uma mobilização de sistematização do solo. Com isso, recomenda-se o último preparo da área, mobilizando o solo com a finalidade de eliminar sulcos de erosão, velhos carreadores ou caminhos operacionais.

No outono ainda é recomendável a instalação de práticas para readequação hídrica do terreno em áreas de pastagens degradadas. É necessário restabelecer no solo as condições naturais de infiltrar, captar, conduzir e dissipar as águas das chuvas, além de proteger a superfície do impacto direto das gotas.

Por apresentar estas características, outono é o período ideal para a implantação de práticas mecânicas para aumentar a infiltração e a captação de água, como é o caso do terraceamento e caixas de acumulação. Também é indicado aproveitar o período para a semeadura do capim, pois ainda há umidade suficiente para germinar e cobrir adequadamente o solo.

Como as condições climáticas do outono são muito favoráveis, é possível alcançar altos padrões de qualidade nas operações de adequação do perfil cultural do solo para receber a cobertura vegetal de forma definitiva.

Consulte os especialistas da Viveiro Ambiental para não errar na escolha das mudas adequadas ao outono. Entre em contato através do telefone (62) 3598-0878 ou do WhatsApp (62) 8266-1785. E, se preferir, faça um atendimento online.

Busca
Categorias
Notícias