Mudas de Banana

quinta, 05 de fevereiro de 2015

Mudas de banana dão origem a uma fruta tropical, que possui uma polpa macia, saborosa e doce.

As mudas de banana, figueiras-de-adão, pacobeiras ou pacoveiras são plantas do gênero Musa, um dos três que compõem a família Musaceae, que inclui as plantas herbáceas vivazes, incluindo as bananeiras cultivadas para a produção de fibras (abacás) e para a produção de bananas.

Existem cerca de 50 espécies de Musa, utilizadas pelo ser humano para diversas finalidades, originárias do sudeste da Ásia. Muitas variedades de bananas selvagens existem ainda no sudeste da Ásia.

O tempo de vida médio de um bananal é de cerca de 25 anos. A manutenção das plantações das mudas de banana por meios mecanizados é dificultada pelo fato de não ser possível manter as bananeiras dispostas de forma regular. Isto ocorre devido aos novos rebentos crescerem na periferia do cormo de forma algo aleatória em relação à posição original das socas (cormos simpodiais), dando a impressão que as bananeiras estão se movendo pela plantação ao longo do tempo.

As mudas de banana caracterizam-se por um caule suculento e subterrâneo (rizoma), cujo "falso" tronco (um pseudocaule) é formado pelas bainhas superpostas das suas folhas. Estas são grandes, de coloração verde-clara, brilhantes e de forma, em geral, oblonga ou elíptica. As flores dispõem-se numa espiga terminal, em torno do chamado "coração" ou "umbigo" da bananeira, com glomérulos androgínicos, apesar de, na prática, os glomérulos superiores funcionarem apenas como masculinos e os inferiores como femininos.

A banana

A Banana é um fruto cuja origem é o sudeste do continente asiático. Elas formam-se em cachos na árvore chamada bananeira. Existem diversas espécies de bananas, no Brasil, as mais conhecidas são: nanica, prata, banana-terra e a banana maça.Elas nascem verdes e quando estão maduras ficam com as cascas amarelas (maioria das espécies) ou vermelhas (minoria). Cada bananeira produz de uma só vez de 5 a 15 pencas de banana. São muito utilizadas na culinária de centenas de países. São consumidas ao natural, fritas, cozidas e assadas. Uma banana madura e de porte grande (nanica, por exemplo) pesa, em média, 120 gramas.

A Banana é conhecida por fornecer energia instantânea. Ele fornece 90 calorias por 100 gramas do seu consumo. É uma das principais fontes de hidratos de carbono e de açúcar. A Banana também é rica em fibras dietéticas e contém uma pequena quantidade de gordura e de proteína. Além das vitaminas e minerais, como a Vitamina A, Vitamina C, vitamina B, Ferro, Magnésio, Potássio, Manganês, Zinco e Fluoreto.

A Viveiro Ambiental possui uma grande diversidade de mudas de Banana, solicite seu orçamento!