Mudas de Tangerina: beleza e benefícios

quinta, 15 de janeiro de 2015

As mudas de tangerina (Citrus reticulata), possui um fruto que pode mudar de nome dependendo da região, em alguns lugares é chamada de laranja-mimosa, mandarina, fuxiqueira, poncã, laranja-cravo, mimosa, vergamota, clementina, bergamota ou mexerica, independente do nome, a tangerina é uma fruta cítrica de cor alaranjada e sabor adocicado, muito saborosa.

Árvore de porte médio, provavelmente originária da Índia as mudas de tangerina quando desenvolvidas possuem copa arredondada ou mais ou menos piramidal, com folhas aparentemente simples, coriáceas, de coloração verde, com glândulas de óleo essencial na forma de pontos translúcidos, variando um pouco na forma e em tamanho. As flores são solitárias, com cinco pétalas brancas, numerosos estames e um pistilo.

 

Variedades

As espécies mais cultivadas de mudas de tangerina são: mexerica, Poncã, Dancy, Cravo, Montenegrina. Murcott: híbridos de tangerina e laranja.

 

Plantio

Para o plantio é bom dar preferência aos dias nublados e de temperaturas mais amenas, sem muito vento. As mudas de tangerina são plantadas preferencialmente no início do período chuvoso de cada região ou quando tiver água abundante para irrigar ou regar as mudas.

As mudas de tangerina podem ser plantadas em pomares comerciais, chácaras, sítios ou mesmo em quintais, quando manejada adequada e corretamente, a tangerineira cresce bem e fornece diversos frutos e muita beleza.

 

A tangerina e suas propriedades

A tangerina é uma boa fonte de fibras, potássio e vitamina C. Esta vitamina pode interferir em uma série de estados fisiológicos, particularmente na redução de nitrosaminas, as quais possuem efeitos cancerígenos.

O fruto também contém folato (ácido fólico), uma vitamina do complexo B que se relaciona com uma gravidez saudável, embora a sua concentração na tangerina não seja tão alta como na laranja.

Que tal adquirir mudas de tangerina da melhor qualidade? Entre em contato conosco e inicie já seu pomar.