Viveiro Ambiental utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.

Mudas de Urcum a produtora de corante natural

COMPARTILHE

O Urucum tem fama para os Brasileiros do uso como corante natural, antigamente usada por indigenas com o objetivo de pintar seus corpos, para proteção contra picadas de insetos e raios ultra violeta.

Origem das Mudas de Urucum

As Mudas de Urucum são originárias da América Tropical, também cultivadas para consumo do corante natural, no Brasil ela é nativa dos estados do Amazonas, Pará, Maranhão, Bahia entre outros.

Caracteristicas das Mudas de Urucum pós plantio.

Mudas de Urucum (Bixa orellana) nome científico, é uma espécie que não exige muito espaço, de estrutura entre 3-5 m, tronco que pode chegar de 15-25 cm de diâmetro e casca com ritidoma reticulado. Suas folhas simples alcançam de 8-11 cm de comprimento, flores róseas e frutos que possuem sementes duras cobertas por anilo vermelho (corante) acoplado e cápsulas arredondadas revestida de espinhos macios. Sua madeira também utilizada para produção de lenha com estrutura mole e leve de cor amarelada e durabilidade natural sob qualquer condição, sua maior produtividade e crescimento rápido são em solos férteis e úmidos à beira de rios.

A exploração comercial das Mudas de Urucum.

A Bixina é o principal produto extraído do urucueiro hoje já vista com ótimos olhos por seus benfícios medicinais e em alguns países como Estados Unidos, Japão e regiões da Europa e principalmente indústrias alimenticias, pois o mercado de grãos das sementes de Urucum tem elevações significativas. A procura cresce na busca de corantes naturais e por suas excelentes propriedades medicinais. Criando assim boas possibilidades de cultivo, comercialização e boa fonte de renda para o produtor de Mudas de Urucum

Quer plantar ou comercializar Mudas de Urucum? Saiba onde nos encontrar ou fale conosco pelo Atendimento online através de nosso site.

 

 

Busca
Categorias
Notícias