Viveiro Ambiental utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.

Mudas exóticas

COMPARTILHE

Mudas exóticas são aquelas que vieram de fora da flora original local. Ou seja, as mudas exóticas, não são provenientes do ambiente nativo. Também diz-se que uma planta exótica é estrangeira, não é indígena.

Em muitos lugares do mundo as mudas exóticas causam desequilíbrios no ecossistema local e são consideradas como espécies invasoras. Em casos extremos, chegam a provocar a extinção de espécies animais e vegetais nativos da região aonde estas prosperam.

Muitas mudas exóticas foram introduzidas em novos territórios. Inicialmente como plantas ornamentais, para controle de erosão, alimentação, ou exploração florestal. Se uma exótica se tornará uma espécie invasora é raramente entendido no começo. Assim, muitas plantas ornamentais não nativas são comercializadas durante anos até que repentinamente se naturalizaram e tornam-se espécies invasoras.

É importante lembrar que os plantios florestais com mudas exóticas devem ter uma atenção em termos de tratos silviculturais adequados, pois assim as árvores ganharão qualidade, o que irá contribuir para uma melhor geração de renda ao proprietário. Desbastes e desramas no momento certo garantirão um melhor incremento volumétrico e, conseqüentemente, qualidade superior na madeira serrada, o que é ideal para a indústria moveleira. Geralmente o retorno com os plantios florestais ocorre em médio e longo prazo, sendo, portanto, justificável o adequado manejo para uma boa agregação no valor do produto final. Para isso, conte com a Plante Roots e faça conosco a sua implantação de lavoura florestal

Um aspecto muito importante, que deve ser observado no momento da implantação dos plantios florestais com mudas exóticas, é não plantar em APPs, principalmente em beira de rios, nascentes e áreas muito íngremes, pois são áreas onde, de acordo com a legislação florestal, as florestas, mesmo que plantadas, não podem ser cortadas. Da mesma forma devem ser observados os 20% de reserva legal, que devem ser mantidos com vegetação nativa.

Além disso, é importante também fazer o controle da reprodução e dispersão natural de mudas exóticas, já que algumas delas se reproduzem com muita facilidade, colonizando áreas que deveriam estar com florestas nativas ou até mesmo com agricultura.

Aqui na Plante Roots Viveiro Ambiental você encontra mudas exóticas de ótima qualidade, como:

Mudas de eucalipto super clone, mudas de mogno africano (clonado), mudas de teca, mudas de seringueira, mudas de eucalipto, mudas de mogno africano e mudas de acácia magium.

Garanta suas mudas exóticas, faça já seu orçamento com a Plante Roots Viveiro Ambiental.

Busca
Categorias
Notícias