Viveiro Ambiental utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.

Plantio de mudas de banana

COMPARTILHE

O plantio de mudas de banana é considerado simples por ser uma fruta tipicamente brasileira e poder ser cultivada em quase todos os estados brasileiros. Essa planta pertence à família Musaceae, é típica de regiões úmidas e pode alcançar até 8 metros de altura.

Plantio

Antes de começar a plantação, é interessante que o solo passe por uma preparação um mês antes, sendo arado e recebendo pesticidas para evitar o aparecimento de pragas durante o crescimento.

As bananeiras devem ser plantadas manualmente em covas que possuam 30 cm de largura e profundidade, o que permite que as raízes da planta se desenvolvam firmemente.

Deixe em torno de 1,30 m de distância entre uma planta e outra para que não interfiram no crescimento umas das outras.

Clima e solo

A melhor temperatura para uma bananeira está entre 20 e 24ºC, entretanto até os 35ºC ainda é aceitável. Além disso, a temperatura também não pode ficar abaixo de, no máximo, 15ºC, pois temperaturas mais baixas causam paralisação no desenvolvimento da planta e danos aos frutos.

Áreas com geadas e ventos fortes devem ser evitados, pois atrapalham o desenvolvimento da planta. O nível de chuva por ano no local deve ser sempre alto, sendo superior a 1.800mm e chegando até a 3.000mm ao ano.

No entanto, a umidade também é um fator que merece atenção, pois auxilia o desenvolvimento das plantas, porém também favorece a incidência de doenças nas folhas e frutos se os índices forem muito altos.

Colheita

Normalmente, as bananeiras geram frutos um ano após o seu plantio. Depois disso, elas produzem banana todos os meses, dependendo do clima da região. Quanto mais apropriado, menor o intervalo entre as colheitas.

Apesar de ser realizado o mesmo processo para todos os tipos de mudas de banana, existem algumas características diferentes entre elas.

- Banana Nanica: é a mais popular no Brasil. Seu nome se dá pelo pequeno porte da bananeira, que possui muita estabilidade contra ventos fortes. A banana nanica é mais sensível ao clima frio e medianamente tolerante à falta d?água. É considerada um laxante natural.

- Banana da Terra: muito utilizada na culinária, é comum ver a banana da terra frita ou cozida em pratos. Se tornam árvores de grande porte, com frutos ricos em vitaminas A e C, que chegam até a 26 centímetros.

- Banana Maçã: mais resistente ao frio, a banana maçã também possui maior resistência aos períodos de seca. Por ser de fácil digestão, é recomendada na composição da alimentação de bebês e idosos. Ela recebe esse nome por exalar uma essência semelhante à da maçã.

- Banana Ouro: é a menor das bananas nacionais, podendo ter menos de 10 cm. A banana ouro é pouco tolerante à falta de água e por isso é encontrada mais facilmente no litoral de Santa Catarina ao Espírito Santos.

A Plante Roots oferece aos interessados uma grande variedade de mudas de banana. Para saber mais e pedir seu orçamento, entre em contato pelo telefone (62) 3598-0878 ou pelo site.

Busca
Categorias
Notícias