Proteção às florestas: cuidado deve ser diário

terça, 18 de julho de 2017

As florestas abrigam grande parte da biodiversidade do planeta e atuam como parte vital do ciclo da água, contribuindo para a formação das chuvas que abastecem várias regiões do país. Por absorverem grande parte da água das chuvas e liberarem lentamente para o solo, as florestas operam como facilitadoras na infiltração da água e evitam a sua evaporação, sendo fator crucial de preservação e proteção às florestas.

Importância da proteção às florestas

As florestas também protegem os solos contra erosões e degradações naturais que podem ser causadas por chuvas, ventos ou secas e são extremamente importantes na proteção de nascentes e rios que têm grande redução na vazão de água durante o período de seca ou até mesmo o esgotamento total em locais cujas encostas da área de drenagem e topos dos morros não possuem florestas.

Além disso, a proteção às florestas também é importante para o controle de climas extremos, como cheias ou secas. Sem elas, a produção de alimentos ficaria comprometida e a vida na terra, cada vez mais difícil.

Por esses e outros motivos, em julho é comemorado o Dia de Proteção às Florestas. Adata tem objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação. Por abrigar uma das mais importantes florestas do mundo, a floresta amazônica, na cultura brasileira a proteção às florestas é personificada na figura do Curupira, “o protetor das florestas” que também é lembrado nessa data.

Por ser defensora do meio ambiente e se preocupar com a proteção às florestas, a Plante Roots executa o plantio e manutenção de florestas, recuperação e reflorestamento de nascentes, plano de recuperação de áreas degradadas e o reflorestamento de zonas desmatadas.

Para saber mais sobre os serviços da Plante Roots, entre em contato e solicite um orçamento.