Viveiro Ambiental utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.

Saiba mais sobre as técnicas de reflorestamento

COMPARTILHE

Como consequência da ação humana, a degradação dos ecossistemas tem causado grandes problemas ao nosso ambiente. Por isso, é cada vez mais importante fazer a restauração dessas áreas através de técnicas de reflorestamento, buscando a diminuição dos efeitos da destruição dos ambientes naturais.

No Brasil, a restauração é instituída por lei para garantir a restituição de um ecossistema degradado o mais próximo possível da sua condição original. Sendo assim, a restauração é necessária quando um ecossistema passa por distúrbios provocados pelo homem e não consegue se recuperar para retornar ao seu estado de equilíbrio.

Técnicas de reflorestamento

Plantio de mudas: A realização do plantio de mudas pode ser realizada sem espaçamento definido, com espaçamento definido em linha com espécie pioneira e não pioneira ou em mudas com grupos adensados, onde o espaçamento entre as mudas é pequeno.

É importante lembrar que, independente do modelo de plantio escolhido, as espécies a serem utilizadas devem ter características biológicas que permitam o desenvolvimento na área restaurada.

Nucleação: A nucleaçãoconsiste em facilitar a ocupação da área por outras espécies que acabam agindo como disseminadoras de sementes. Através da transposição de galharia, é realizada a disposição de restos de vegetais de forma desordenada, proporcionando abrigo para pequenos animais.

Além disso, os restos vegetais compostos por galhos, folhas e materiais reprodutivos da floresta ajudam a manter o ambiente úmido e sombreado, proporcionando o desenvolvimento de plantas e espécies mais adaptadas a esse tipo de ambiente.

Muvuca: Essa técnica realiza a mistura de grãos e areia com mais de 30 espécies de sementes nativas, que são levadas ao campo para serem espalhadas na área selecionada. Dessa maneira, é possível realizar o reflorestamento de forma mais econômica pelo fato da manutenção ser menor em relação à manutenção de mudas.

Agora que você sabe um pouco mais sobre as técnicas de reflorestamento, conte com quem é referência na área. A Plante Roots Viveiro Ambiental possui serviços de reflorestamento e consultoria e pode te auxiliar nesse processo. Saiba mais em nosso site.

Busca
Categorias
Notícias