Sementes Nativas do Cerrado
O Cerrado brasileiro é um bioma riquíssimo e é o segundo maior bioma do país. Aqui na Plante Roots Viveiro Ambiental você encontra Sementes Nativas do Cerrado, e sai ganhando com a biodiversidade.
Confira algumas Sementes Nativas do Cerrado:
Baru
Dentre as Sementes Nativas do Cerrado, as sementes do Baru são uma iguaria cada vez mais apreciada e muito nutritiva, embora a dureza do fruto dificulte sua obtenção. É uma árvore da família das leguminosas, subfamília papilionoídea.
O fruto do Baru alimenta animais silvestres e o gado, O gosto da amêndoa do baru, parecido com o do amendoim, leva a população da região a atribuir-lhe propriedades afrodisíacas. A castanha tem em torno de 23% de proteína, valor maior do que a castanha-de-caju e a castanha-do-pará. O óleo extraído da amêndoa é de excelente qualidade, e costuma ser utilizado pela população local como aromatizante para o fumo e como anti-reumático.
Usos comuns do Baru
Alimentação humana
Alimentação animal
Medicina
Indústria cosmética
Artesanato
Combustível
Indústria madereira/moveleira
Construção civil/rural
Adubação natural (leguminosa)
Moirão vivo
Pequi
Esta é uma das mais famosas dentre as Sementes Nativas do Cerrado. Um símbolo da culinária do centro-oeste e extremamente comercializado. Quando se cultiva mudas de pequi, você terá frutos que são muito consumidos. Além disso, dele também é extraído o azeite de pequi.
Para o plantio as mudas de pequi possuem baixo custo de implantação e manutenção da lavoura, fácil manejo e mercado garantido, tem ação afrodisíaca e é a mais rica fonte de vitamina "A" comestível existente, muito bom para o cabelo, pele e unhas.
Jacarandá do Cerrado
Aqui você encontra também Sementes Nativas do Cerrado de Jacarandá Mimoso e Jacarandá para Madeira.
O jacarandá mimoso (mimosaefolia) é uma árvore perfeita para a arborização urbana pois ela é caracterizada pela rusticidade, floração decorativa e crescimento rápido. Muito utilizada na ornamentação de ruas, calçadas, praças e parques, pois suas raízes não são agressivas. Não necessita de podas ou qualquer tipo de manutenção. Não tolera secas prolongadas, ventos fortes ou a salinidade no solo. É resistente à poluição urbana moderada e à maioria das enfermidades.
Já o Jacarandá (Dalbergia nigra) tem altura variando entre 15 e 25 metros quando adulta. Possui madeira moderadamente pesada, muito resistente e de longa durabilidade natural. É muito utilizada para o mobiliário de luxo, sendo mundialmente famoso seu uso na construção de pianos e também para construção civil. São árvores ornamentais de folhagem delicada muito comercializada para paisagismo em geral.
Mandioqueira
A mandioca também está entre as Sementes Nativas do Cerrado.O Brasil ocupa a segunda posição na produção mundial de mandioca, com 12,7% do total. A mandioca desempenha um papel vital na segurança alimentar das economias rurais dos países da África subsariana, devido à sua resistência à seca, baixa fertilidade do solo e pragas. Além disso é também um dos símbolos da culinária do Cerrado e brasileira.
Seus usos mais corriqueiros são:
- Folhas secas, tostadas e moídas: complemento alimentar, fonte de vitamina A, ferro, calcio.
- Folhas: maniçoba (24 a 48 h para preparar. As folhas são cozidas com carnes, toucinho e temperos).
- Farinha da raiz: diarréia.
- Chá da raiz: favorece o sono, calmante.
- Raiz na alimentação: cozida, frita, paçoca, farinha, purê, bolinhos, pudins, sopas, suflês, pães, bolos, biscoitos, bolinhos de goma, mingau.
- Raiz da mandioca brava: fécula, farinha, tapioca, puba (ou carimã), polvilho (ou goma). - suco da mandioca brava (decantado): abrir o apetite.
- Cataplasma das raízes frescas: feridas e chagas.
- Chá das raízes por decocção: tumor, abscesso, conjutivite, diarréia, disenteria, hérnia, inflamações em geral, cansaço, picada de cobra.
Com as Sementes Nativas do Cerrado você produz árvores com as quais só tem a ganhar e a partir delas a Plante Roots Viveiro Ambiental produz mudas de qualidade para você que deseja iniciar o plantio. Fale conosco e venha nos conhecer.