Viveiro Ambiental utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.

Mudas de Jabuticaba

COMPARTILHE

A jabuticaba, também chamada guapuru ou fruita em São Paulo, é o fruto da jabuticabeira, uma árvore frutífera brasileira da família das mirtáceas, nativa da Mata Atlântica.

Com a recente mudança na nomenclatura botânica, há divergências sobre a classificação das mudas de jabuticaba: Myrciaria cauliflora (Mart.) O. Berg. 1854,4 Plinia trunciflora (O. Berg) Kausel 19565 ou Plinia cauliflora (Mart.) Kausel 1956.6 Segundo Lorenzi et al.7, Plinia trunciflora seria outra espécie, a jabuticaba-café.

Descrita inicialmente em 1828 a partir de material cultivado, a origem das mudas de jabuticaba é desconhecida. Outros nomes populares: jabuticabeira-preta, jabuticabeira-rajada, jabuticabeira-rósea, jabuticabeira-vermelho-branca, jabuticaba-paulista, jabuticaba-ponhema, jabuticaba-açu. Outra espécie de jabuticabeira é a Myrciaria jaboticaba (Vell.) Berg, conhecida como jabuticaba-sabará e encontrada com mais frequência nos estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo, no Brasil.

As mudas de jabuticaba são plantas perenifólia, higrófila e que exige sol de moderado a pleno. A árvore, de até dez metros de altura, tem tronco claro, manchado, liso, com até quarenta centímetros de diâmetro. As folhas, simples, têm até sete centímetros de comprimento. Floresce na primavera e no verão, produzindo grande quantidade de frutos. As flores (e os frutos) crescem em aglomerados no tronco e ramos. Seus frutos pequenos, de casca negra e polpa branca aderida à única semente, são consumidos principalmente in natura, ou na forma de geleia, suco, licor, aguardente, vinho e vinagre.

O fruto das mudas de jabuticaba

No reino vegetal, a cor negra da casca da jabuticaba é devido à presença de antocianina, serve para atrair os passarinhos. Isso é importante para espalhar as sementes e garantir a perpetuação da espécie.

Para a medicina, o interesse nas antocianinas é outro: elas têm uma potente ação antioxidante, ou seja, ajudam a eliminar do organismo moléculas instáveis de radicais livres. Esse efeito, observado em tubos de ensaio, dá uma pista para se compreender porque a incidência de tumores e problemas cardíacos é menor entre consumidores de alimentos ricos no pigmento. Como a maior concentração de antocianinas está na casca da jabuticaba, é recomendável batê-la no preparo de sucos ou usá-la em geleias (as altas temperaturas não afetam suas substâncias benéficas).

As mudas de Jabuticaba dão um fruto que é baixo em gordura, pobre em calorias e pobre em carboidratos. Jabuticaba é uma rica em Vitamina C e também contém outras vitaminas, como a Vitamina E, Tiamina, Niacina, Riboflavina e ácido fólico. minerais como Cálcio, Potássio, Magnésio, Ferro, Fósforo, Cobre, Manganês e Zinco. Além de vitaminas e minerais, Jabuticaba também é uma boa fonte de vários aminoácidos, ácidos gordos e muitos antioxidantes potentes que possuem propriedades anti-cancro e Anti-inflamatórios.

Adquira suas mudas de jabuticaba com a Plante Roots Viveiro Ambiental e aproveite deste incrível fruto, entre em contato conosco!

Busca
Categorias
Notícias